sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Uma Breve Retrospectiva e uma Reflexão...

Com o fim de mais um ano e a celebração coletiva do Natal de Jesus (embora nem todas pessoas se dão conta ser Ele o inspirador dos sentimentos elevados dessa época...), como acontece com cada um de nós, parece oportuno fazer uma breve retrospectiva e uma reflexão sobre o que fizemos e onde estamos em relação a essa proposta de projeto.

Questões motivadoras do 1º Encontro
Desde a sua apresentação em maio de 2013, no 1º Encontro de Educação Espirita Aplicada, houve cinco reuniões presenciais em torno da proposta e algumas conversas entre uma e outra reunião... 
Palestras do 1º Encontro
Das mais de 300 pessoas convidadas para aquele evento, cerca de 80 compareceram, em torno de 20 atenderam o convite da 1ª reunião um mês depois e, dentre aquelas e outras novas que apareceram depois, algo em torno de 4 e 9 pessoas mantiveram o interesse ao ponto de participarem das reuniões seguintes e colaborarem mais ativamente na avaliação e desdobramento da proposta.

Em paralelo com essas reuniões e conversas, alguns meios de comunicação foram implementados: conta de e-mail dedicada ao projeto, um grupo de discussão via e-mail, um no Facebook e outro no Whatsapp, um canal de vídeos no Youtube, além deste blog e o tradicional telefone (que, a meu ver, ainda é o mais eficiente para motivar as pessoas à distância - embora a agilidade, facilidade dos demais meios, me parece que as pessoas se motivam mais com o contato direto com outra pessoa, ainda que somente pela voz...).



Aproveitando as facilidades das tecnologias da internet, os "gigabytes" disponíveis no  "Meu Drive" da conta de e-mail tem sido organizados para acomodar os documentos possíveis de serem elaborados para o projeto, como por exemplo: listas de dados das pessoas interessadas e das demandas motivadoras do projeto, propostas e situação das reuniões, os Documentos de Informação e Ação (DIA), referências bibliográficas de uso e consulta, dentre outros; todos com o controle de acesso correspondente ao grau de confidencialidade adequado, disponibilizados aos participantes nas reuniões presenciais e nas mensagens circuladas no grupo de discussão via e-mail.

Sobre as reuniões presenciais, infelizmente ocorreram numa frequência bem abaixo da necessidade... cinco reuniões em cerca de 18 meses (com quase 1 ano entre a 1ª e a 2ª...), não me parece uma boa marca... mas as que conseguimos fazer foram muito boas!


 Ainda está pendente publicarmos um resumo de todas reuniões - temos os posts da 1ª, em junho/2013, onde estreitamos o conhecimento das primeiras pessoas interessadas, e da 2ª, em maio/2014, onde conseguimos retomar a análise da
Esquema de trabalho - entrosamento das
 Demandas, Pessoas, Informações e Ações
 proposta, apresentando um 
esquema de trabalho para lidar com as inúmeras demandas que um projeto deste nos apresenta e discutimos alguns pontos relevantes, como a questão da motivação das pessoas e algumas idéias preliminares sobre financiamento do projeto.



Na 3ª reunião, em 8/junho/2014, nosso amigo Mauro Biazeto apresentou uma visão geral do que é a Pedagogia Espírita, através 
do seu anteprojeto de criar um Curso de Pedagogia Espírita. Esta foi a primeira de uma série de reuniões de estudos que precisamos retomar em várias outras
Breve Histórico da Pedagogia Espírita
Vídeo com Dora Incontri
 reuniões, pois esse é o tema-eixo desta proposta de projeto. Como uma referência para o que iniciamos naquela reunião, existe o vídeo de um Seminário conduzido pela Dora Incontri em São José dos Rio Preto, em 2011
(1ª parte neste link)


Pedagogia do Século XXI

Logo na sequência, conseguimos fazer a 4ª reunião, em 19/junho/2014, onde foi apresentada uma proposta abordagem de integração escola-família, cujos objetivos são corrigir a falta de interesse na aprendizagem, estruturar a relação familiar e promover a participação da família no cotidiano escolar. A proposta (slides deste link) incluiu, como parte da análise dos desafios de pais e professores de hoje, uma bela reflexão sobre "Limites"...
Relato de caso de Escola Espírita
em Jacareí  


Finalmente, na 5ª reunião, em 27/setembro/2014, registramos o impressionante relato de caso de uma escola espírita de educação infantil e ensino fundamental, que funcionou até 2011 na cidade de Jacareí, no qual as pedagogas protagonistas do caso compartilharam com os presentes as ricas experiências por elas vivenciadas - riquíssimas informações que temos disponíveis para transformar em conhecimento a ser aplicado, esperamos, o mais breve possível...

 Temos muito estudo a fazer, idéias e discussões a compartilhar
Organização básica do Projeto
trabalho a realizar... nossa lista de demandas já tem mais de 80 questões, idéias, sugestões de ações a tomar, etc., que precisam ser agrupadas, direcionadas para análise, organização de informações e elaboração de ações específicas..


Infelizmente, a proposta de interações quinzenais, ou pelo menos mensais, entre as pessoas interessadas tem sido difícil de praticar... O principal desafio é a motivação para dedicar o concorrido tempo de cada um para analisar e complementar a proposta apresentada, discutir os assuntos apresentados nas reuniões para amadurecer as idéias, priorizando o quê fazer (escopo e ordem), discutir o como fazer, identificando as ações e... fazer!! 


Um projeto dessa natureza somente me parece viável como uma
realização coletiva... a mim parece que a proposta está plantada e aguardando as condições favoráveis do meio (nós, as pessoas) para florescer e dar frutos... 

Convido todos a estarmos atentos a essas condições, colaborando com o que for possível no plano individual,
enquanto não atingimos uma maturidade coletiva mínima que viabilize a ajuda esperada dos mentores espirituais desta causa, afim de realizarmos o melhor possível no plano coletivo.

Saudações fraternas e que o novo ano traga renovadas esperanças e realizações a todos nós!
Antonio Domiciano

domingo, 3 de agosto de 2014

2ª Reunião - O Recomeço na Prática...



Video indiano "A Árvore"
Vídeo "A Árvore"
Considerando as dificuldades e motivações publicadas no post anterior ("Teu Recomeço"), planejamos uma série de reuniões para a retomada dos encontros sobre o projeto. Tentando seguir a recomendação de Joanna de Angelis, de fazer o recomeço, a principio com cautela, parcimonioso, realizamos no dia 8/maio passado a primeira delas...

Iniciamos com uma reflexão sobre um  vídeo indiano, "A árvore". Dentre as várias inspirações que esse vídeo possa nos trazer sobre iniciar uma tarefa que parece impossível e o trabalho em equipe, duas são destacadas:

A primeira é que, individualmente, cada um de nós talvez se sinta como a maioria dos personagens no início do vídeo (eu me sinto...): certamente não tem forças, recursos, capacidade, etc. para, sozinho, levar adiante o propósito que parece óbvio (lá, remover a árvore; aqui, aprender e colocar em prática uma Pedagogia Espírita...), mas como o menino, precisamos ter fé e acreditar que é possível...


Mensagem visual final do vídeo "A Árvore"
Cena final do vídeo "A Árvore"
A outra, é representada pela última cena do vídeo - o grupo, após o exemplo de solidariedade aplicada, olha para o expectador, como que a dizer: "Um tomou a iniciativa, outros se uniram, cada um dando o que tinha, alegria, fé, força, inteligência, etc. e fizemos o que parecia difícil, talvez até impossível; e você, o que o impede de fazer o que lhe é possível para vencer o seu obstáculo?"



A partir dessa reflexão, a pauta da reunião transcorreu com uma rápida introdução dos participantes, um resumo da proposta do projeto, ao longo do qual foram discutidos alguns pontos novos a considerar na proposta.


Vejam os detalhes nos vídeos curtos abaixo e no conteúdo completo dos slides disponível neste link e re-apresentado ao final deste post.



Introdução da reunião
Introdução da reunião
Na rápida introdução da reunião, uma boa surpresa e uma constatação triste: a surpresa ficou por conta de novas pessoas interessadas na proposta, idéias e motivações novas, acompanhada da constatação da ausência da grande maioria das pessoas envolvidas anteriormente - esse ponto foi um dos discutidos com mais detalhes ao longo da conversa.





http://youtu.be/mo_9YF94mkU
Histórico e Resumo do Projeto
Numa restrospectiva-resumo da proposta do projeto, foram revistos os principais pontos do histórico, encontros, objetivos, organização, resultados esperados, etc., com o enfoque na forma de trabalho planejada para o grupo. Veja nesse vídeo esses principais pontos.

Tal como aconteceu na reunião anterior, alguns objetivos da reunião não conseguimos cobrir em profundidade devido ao tempo limitado, pois vários pontos foram levantados ao longo da apresentação acima (que foi editada para conter apenas o resumo da proposta). Os principais pontos debatidos podem ser resumidos conforme abaixo:

* Não temos um projeto ainda - todo esse conteúdo que temos apresentado e discutido é uma PROPOSTA que, quando consolidada, será lançada como PROJETO, o qual, executado com os recursos definidos (dentre os quais o principal são as PESSOAS, nós!!!) os RESULTADOS ESPERADOS serão obtidos - essa é "a nossa árvore" (a ser plantada e regada - numa visão de construção; ou a ser removida do caminho - numa visão de dificuldades a serem superadas, semelhante à do vídeo indiano).

* As pessoas, nós, somos parte essencial da solução, mas, infelizmente (ou não, é a vida...!), também somos parte do problema... É grande o desafio de motivá-las a participar das reuniões presenciais e discussões do grupo pela internet - discutimos algumas ideias a serem exploradas, que serão registradas como demandas do projeto para serem transformadas em soluções e ações. Entretanto, independente da natureza dessas ideias e soluções, podemos assumir pelo menos dois critérios que foram discutidos:
  • o primeiro, baseado numa visão espírita, cristã: a quem mais se dá, mais será esperado; ou ainda, aquele que se sentir mais capacitado, que sirva a todos: como espíritas e educadores, temos a educação como missão principal de nossas vidas e trabalhar num projeto dessa natureza é uma oportunidade de unir forças, amplificar o que pode ser feito - deixar de fazer isso pode ser uma falha na missão pessoal e coletiva de alguns ou muitos de nós...
  • o outro critério, baseado numa visão pragmática do mundo (e certamente, da Espiritualidade!), as ações, estudos, discussões e atividades tem que ser organizadas, práticas, resultados definidos e integradas para termos o projeto estruturado e em andamento.
* Mais um vez (e acho que sempre acontecerá...) a questão de como financiar o projeto foi debatida, com tentativas de delinear soluções durante a discussão - novas ideias surgiram, que serão registradas como demandas para serem analisadas em conjunto com as outras já veiculadas e preliminarmente debatidas em ocasiões anteriores (esse conteúdo mais completo é debatido num grupo de discussão mais interno do projeto...).

* O ponto alto desta reunião foi termos conseguido apresentar, ainda que de maneira introdutória (certamente terá que ser revisitado...) um esboço do esquema de trabalho das pessoas nos grupos, cujos elementos principais são a lista de demandas e o chamado "Documento de Informação e Ação" do projeto (DIA) - através de um slide ilustrativo, com links para visualizar algumas planilhas com os dados detalhados, tivemos uma rápida ideia do "núcleo do engenho" onde podemos colaborar para transformar problemas, dificuldades, sugestões, etc. em informações e conhecimento a compartilhar e ações concretas a realizar.


http://youtu.be/1Jwtp6-EGw0
Um prece dos Educadores
Finalmente, encerramos a reunião com a mensagem de sensibilização para o motivo principal de todo esse esforço, empenho: as crianças e as pessoas que trabalham com elas (educadores), através de uma vídeo-prece de Aloisio Rabelo, um professor de artes de uma rede de escolas de Belo Horizonte, inspirada no filme "Como estrelas na Terra, toda criança é especial" (o mesmo que usamos trechos na apresentação inicial do projeto a um ano atrás...).   

Para encerrrar, no link abaixo temos os slides que foram apresentados nessa reunião.

Saudações fraternas! e comentários são bem-vindos, tanto aqui nesse post (link abaixo) como nos links dos formulários acima (DEMANDAS e PARTICIPAR mais diretamente)!!

Antonio Domiciano

sábado, 28 de junho de 2014

Teu Recomeço

Que a Paz do Mestre Jesus esteja em nossos corações!

A um tempo atrás, nos dias que antecederam o aniversário do 1º Encontro sobre a proposta de projeto deste blog, senti um forte apelo interior para refletir sobre as questões que motivaram aquele encontro...

1º Encontro de Educação Espírita Aplicada, 8/maio/2013
Obviamente que a primeira parte daquelas reflexões foi um certo remorso, por não ter dado continuidade às atividades previstas na proposta, por tanto tempo sem comunicar, etc... Então, a conhecida mensagem "Teu Recomeço", do Espírito Joanna de Ângelis, através da mediunidade de Divaldo Pereira Franco veio em meu auxílio, um trecho em particular sobre parar uma atividade... 


Mensagem "Teu Recomeço", de Joanna de Ângelis / Divaldo Pereira Franco   Senti, então, que precisava retomar, de alguma maneira... e, se por um lado, a continuidade das reflexões apontava para respostas um tanto sombrias às questões acima, pelo menos sob a ótica limitada da minha visão, e apenas sobre o quadro restrito do movimento espírita da região em que estamos, por outro, a sugestão providencial desta mensagem me convidava a ver as dificuldades, decepções, oposições, desânimo, etc. que possam existir são apenas motivos para recomeçar de novo e nunca para se desistir de lutar..

Tomás Novelino e Maria Aparecida Rebelo NovelinoQual não foi a surpresa que tive quando constatei que a data de retomada das reuniões de trabalho e estudo da proposta de projeto(uma 5ª feira, 8 de maio), baseada na disponibilidade de boa parte das pessoas que se mostraram interessadas no projeto (participantes da reunião feita no ano passado, após o encontro) coincidiu com a data de aniversário do encontro  e, mais importante ainda, com a data de nascimento da D. Aparecida Rebelo Novelino, esposa de Tomás Novelino, educadores de referências da Pedagogia Espírita aplicada em Franca, interior de SP)...
 Esse fato, combinado com a inspiração da mensagem da Joanna de Ângelis e com um pensamento uma tanto fantasioso (e talvez até mesmo pretensioso...) de que poderíamos contar com a colaboração de D. Maria Aparecida como mentora, tutora desse nosso projeto (se não ela, por que não algum Espírito ligado à educação, dessas paragens paulistas do plano espiritual...?) fizeram que as dificuldades parecessem menores e as possibilidades sombrias se dissipassem... os sentimentos, pensamentos, ideias e ações de prosseguir prevaleceram, como os demais posts que se seguirão a estes vão mostrar... 

Saudações Fraternas,
Antonio Domiciano