Projetos

Essa página é destinada ao compartilhamento de informações e conteúdos de apoio para elaboração de Projetos em geral.

A figura a seguir representa o conceito geral de um projeto, que pode ser definido de várias formas, dependendo da intenção e fonte de referência para a definição: 
Conceito geral de Projeto


Exemplos de definições:

• Plano para a realização de um ato; desígnio, intenção. [dicionário]

• Representação gráfica e escrita com orçamento de uma obra que se vai realizar. [dicionário, para construção]

• conjunto de ações a serem desenvolvidas  em  determinado  período  de  tempo,  que  abranjam  programas  de  promoção, proteção  e  de  defesa  de  direitos,  bem  como  programas  para  cumprimento  de  medidas socioeducativas, tendo como beneficiários segmentos de crianças e adolescentes, segundo as linhas de ações previstas na Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. ” [CONDECA,edital 2015]

... outras possíveis ...

Podemos ainda considerar os seguintes possíveis TIPOS ou CATEGORIAS:

# PROJETO ESTRUTURANTE, para estruturar o início ou revisão de uma organização. O primeiro e melhor exemplo que temos é o DESTA PROPOSTA DE PROJETO, cujos TEMA e PÚBLICO-ALVO, OBJETIVOS, GERAIS e ESPECÍFICOS, e RESULTADOS ESPERADOS podem ser vistos na página deste link aqui.

# PROJETO DE NEGÓCIO, para iniciar ou incrementar um grupo de atividades multidisplinares (ex. técnico-pedagógicas, administrativas, financeira-fiscal) numa organização existente ou nascente, com vistas a gerar valor para todos envolvidos - veja esse conceito geral desenvolvido através de um exemplo simplificado nesse link.

PLANO ou PROGRAMA DE TRABALHO, para implantar ou dar continuidade a uma atividade com fim específico numa organização existente.  

# PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO de uma escola, que define a sua identidade e indica caminhos para ensinar com qualidade (veja no artigo deste link um bom exemplo de conceitos, como fazer e erros comuns a respeito).

# PROJETO PEDAGÓGICO, direcionado exclusivamente para ações e práticas educativas dentro de uma escola, organizados em temas, como por exemplo:
•  Ensino Inter-Religioso nas Escolas
•  Familia
• outros... 
(ver conteúdo adicional sobre Projetos Pedagógicos neste link)

Considerando a definição do CONDECA, bem representativa de projetos do tipo Plano ou Programa de Trabalho, nos quais os RECURSOS são os elementos principais para sua execução, podemos também considerar o conceito de projeto conforme a figura a seguir sugere:
Conceito de Projeto - foco em Recursos
Por fim, o TIPO FORMATO de cada projeto depende...

... da sua justificativa, resultados a alcançar e,

... principalmente, da fonte de recursos para sua execução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecido por comentar essa publicação! Seu comentário passará por um moderador apenas para garantir que o conteúdo é pertinente a essa página. Grato pela sua compreeensão.