Um negócio ("negar o ócio") é qualquer ATIVIDADE que gera VALOR para as duas (minimo) partes envolvidas: quem a executa (o "SUJEITO" da atividade) e a quem ela é direcionada (o "objeto" ou CLIENTE da atividade).
No contexto de uma Associação voltada para uma Ação de Educação Integral, Organicação e União (AEIOU), cujos participantes
são os sujeitos, diretos ou indiretos, das atividades aqui descritas, um Projeto de Negócio (PN) envolve um ou
mais:
- Planos de Trabalho, cada um estabelecido para um caso, cliente específico, que pode ou não envolver um ou mais Projetos Pedagógicos (PP) a ser aplicado no cliente final, que é a criança;
- Serviços, que são executados dentro de um Plano de Trabalho ou isoladamente, fora dele;
- Produtos, cada um desenvolvido para um fim específico, dentro de um Plano de Trabalho ou fora dele, que pode ou não ser derivado de, ou aplicado em, um PP.
Exemplo:
- Projeto Pedagógico: Função Quadrática e Equação de 2º Grau (ESBOÇO)
- Público-alvo: alunos do 8° ou 9° ano.
- Situação-problema: o dono de uma granja quer ampliar sua criado de galinhas e tem uma tela de comprimento 60 metros (exemplo) para cerca e uma parede de aproximadamente 50m numa área de terreno. Ele quer colocar o máximo possível de galinhas dentro de uma área cercada retangular. Quais as dimensões dessa área para isso?
- O PP se desenvolve, no 1° momento, com a busca de respostas práticas de grupos de 2 ou 3 alunos/as à situação-problema proposta.
- O material ideal para isso seria de plástico e de encaixe, formando um kit:
- uma rede de 60cm de comprimento (p.exemplo, p/ representar a cerca na escala 1:100) com 2 pinos presos nas pontas;
- uma base com furos para encaixe dos pinos espaçados de uma distância padrão (ex. 5cm);
- a parede vertical que encaixa na base;
- vários discos redondos representando as "galinhas".
- No 2° momento, registra-se os resultados de cada grupo: quantas "galinhas" coube em função da dimensão escolhida de frente p parede (d)? analisa-se, reflete-se, etc...
- No 3° momento, o/a professor/a propõe a "matematização" do problema...
- N° de galinhas <=> área do retângulo (A) (exemplo: cada ave ocupa em média 1m2)
- A = d*(10-d)/2 => A= -d2/2 +5d => função quadrática (parábola)
- Máximo A? => ponto médio da raízes da eq. 2° grau... etc...
- Por fim, calcula-se "d" q leva à máxima área e testa-se no material e na comparação com os resultados dos grupos.
- Projeto de Negócio: tomando como base o Projeto Pedagógico acima, montar Planos de Trabalho com possibilidade de combinação de um ou mais dos seguintes itens, de acordo com cada "cliente":
- (Produto) Oferecer o PP acima nas escolas para os professores aplicarem (o/a professor/a ou escola constroem o material de apoio) ...
- ... em sala de aula, no plano da sequência didática das aulas; ou
- ...numa Oficina de matemática no contra-turno da aula ou final de semana.
- (Produto) Produzir 10 kits com os elementos da situação-problema, para aplicação em grupos e...
- ... alugar p escolas
- ... vender p escolas
- ... alugar ou vender para Secretarias de Educação da região.
- (Serviço) Formação continuada (capacitação) de professores sobre esse PP.
- (Serviço) Aplicar o PP na escola, numa Oficina de matemática no contra-turno da aula ou final de semana.
- (Produto) Com base numa pesquisa de mercado, produzir quantidade adequada de kits do PP p serem vendidos como jogo educativo p o público em geral, com instruções procedurais e conceituais elaboradas a partir do conteúdo do PP.
Aspectos a considerar*:
- Metodologia é uma das maiores demandas dos/as professores no dia-a-dia do ensino...
o
... de matemática em especial, nas possivelmente
de todas as outras matérias
o
... deve levar em conta aspectos marginais ao assunto, mas que, dependendo
do caso ou do contexto da escola, são essenciais à turma, grupos dentro dela ou
à criança individualmente, como por exemplo: indisciplina, dificuldades de aprendizagem,
situação sócio-econômica da/s família/s.
- A contextualização do conteúdo no dia-a-dia da criança é uma diretriz de ensino amplamente divulgada e estas propostas de projetos ou atividades, na classe ou extra-classe, colaboram em seu atendimento.
o
Na prática, entretanto,
tem grande dificuldade de ser executada, dentre outros motivos, pela concorrência do tempo no plano de aula,
que privilegia a quantidade de conteúdo em detrimento da qualidade da aprendizagem
(i.e. o que e quanto, de fato, a criança se apropriou do conhecimento, "apreendeu-o")
- atividade extra-classe minimiza esse fator negativo.
- A abordagem para a formação continuada deve ser bem elaborada, para minimizar o melindre, rejeição, descrédito dos professores. Por exemplo, se a percepção deles for de arrogância, evitarão a abordagem; se for de que a pessoa não sabe o suficiente, não darão crédito...
o
Deve ser sempre antecedida por um levantamento, com
os professores e coordenação, sobre quais são as dificuldades específicas para o
ensino e eventuais sugestões do que poderia ser feito para superá-las.
* reflexões sobre uma conversa com uma Diretora de escola de referência na rede estadual, em São José dos Campos, em mai/2016.
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